terça-feira, 15 de outubro de 2013


 EMENTAS DAS APRESENTAÇÕES
As inscrições devem ser realizadas no formulário do blog.

SALA 1

1-      Título: Os espaços coletivos no CEI CAIC Prof. Zeferino Vaz: uma abordagem histórica
Tema Organização dos espaços
Autores Silvia Vallezi Fulachio - Diretor Educacional
Unidade CEI CAIC Prof. Zeferino Vaz
Ementa: Reflexão sobre a implantação e implementação do Centro de Apoio Integral à Criança (CAIC) em Campinas, tendo como foco a ocupação dos espaços a partir das vivências dos profissionais da escola e das especificidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Análise dos registros que trazem indícios de que a forma de ocupação e as transformações nos espaços coletivos foram resultado das apropriações dos profissionais frente às normas federais e municipais.

2-      Título: “Possibilidades de parcerias e de formação nos diferentes tempos pedagógicos”
Tema: Organização dos Tempos Pedagógicos
Responsáveis pela apresentação:
Manhã: Érika Ferreira Lucas, Patrícia Machado Yamakawa Scabello e Flávia Ap. Leandro
Tarde: Aparecida Antonia da Silva, Patrícia Machado Yamakawa Scabello e Flávia Ap. Leandro
CEI Manoel Alves da Silva
Ementa: Apresentação dos projetos de pesquisa e formação desenvolvidos em parceria com os educadores nos diferentes tempos pedagógicos e estão presentes no Projeto Pedagógico que é elaborado coletivamente. Na elaboração destes projetos a Avaliação Institucional, teve um papel significativo em aproximar o grupo de suas reais necessidades e potencialidades, com um movimento intenso de participação, que gerou, mesmo com as adversidades, um processo de coletividade e aprendizagem que vem crescendo nos últimos anos e que, consequentemente, refletiu na organização dos diferentes tempos pedagógicos.


3-      Título: A construção do currículo do CIMEI “Profª Thermutis Araújo Machado”: Qual o lugar das comemorações?
Responsáveis pela apresentação: Aline Cristiane Oliveira de Lima (Agente de Educação Infantil – Ag I/II B); Ana Maria Silva da Rocha Paraguai (Agente de Educação Infantil – Ag II A); Cristina Renata Ferraz dos Santos (Agente de Educação Infantil – Ag I/II B); Gabriela Caldeira Aranha (Professora de Educação Infantil – Ag III); Izaíra Albuquerque Lopes da Silva (Professora de Educação Infantil – Ag III); Luciana de Assis Duarte (Professora de Educação Infantil – Ag I/II); Maria Fernanda Buarraj (Vice-diretora).
U. E. CIMEI “Professora Thermutis Araújo Machado”
Ementa: Em 2013, na RPAI do início do ano, decidimos no coletivo que o tema das nossas três formações continuadas seria “datas comemorativas”, com o objetivo de discutir e definir a proposta da escola no que diz respeito às comemorações, considerando os princípios das diretrizes curriculares nacionais e os eixos norteadores da escola. A primeira formação do ano foi realizada por duas formadoras de São Paulo que tinham mais experiência sobre o assunto. Na segunda formação fizemos discussões por agrupamento a partir das seguintes questões: Comemorações devem fazer parte do currículo de nossa escola? (Sim, não e por quê?); O que comemoramos? Para que? No terceiro encontro discutimos alguns textos sobre o tema, lidos previamente.


SALA 2

1-      Título: A avaliação institucional e as implicações na gestão democrática
Tema: Gestão Democrática
Autores: Celisa Carrara Bonamigo – Orientadora Pedagógica
Renata Lúcia Oliveira Mattos da Silva - Professora
Solange Campos de Almeida - Professora
Simone de Oliveira – Professora
CEI Haydee Maria Pupo Novaes
Ementa: Apresentação do caminho percorrido pelo grupo nos estudos, mobilização dos profissionais e implementação da Avaliação Institucional, apontada como um instrumento eficiente na produção de conceitos de qualidade construídos coletivamente e de produção de indicadores, a partir de vários pontos de vista, que são subsídios para a elaboração de planos de trabalho e quadros de metas para a comunidade escolar. Relação da AI como um importante instrumento da gestão democrática com a participação de todos os setores na avaliação e na proposição de objetivos e ações na Unidade Escolar.

2-      Título: C.P.A: Um novo olhar para a avaliação
Apresentadores: Período da manhã: Maria Lucia Garcia (diretora) e Ibéria Helena Francisco (prof. CPA); Período da tarde: Denise Reina dos Santos (prof. Coord. e membro da CPA) e Rita de Cássia F.F.Takaki (prof. AGIII-F)
CIMEI 24-EMEI CRIANÇA ESPERANÇA, EMEI GENTE AMIGA E EMEI SOL DO AMANHÃ
Ementa: O presente texto tem como proposta discorrer a respeito do estudo referente à avaliação institucional, como ocorreu a implementação da Comissão Própria de Avaliação “CPA” nas unidades escolares do CIMEI 24 e como ela vem se estruturando e se desenvolvendo até hoje, assim como sobre sua utilização como elemento indicador de qualidade apontando novos caminhos nesse processo educativo. Os parâmetros referenciais para a elaboração da CPA estão inseridos no Comunicado SME n°154/2011 de 18/11/2011.

3-      Título da apresentação: “Espaço de vivência, convivência, aprendizado e brincadeiras!”
Responsáveis pela apresentação: Período da Manhã - Maria Isabel Caluzni Girnos; Maria Beatriz Caluzni Anfra; Período da Tarde - Mônica Maria Pereira; Eunice Aparecida Cruz.
U. E.:  EMEI “Maria Odete de Souza Motta”
Ementa: A Equipe Escolar da “EMEI Maria Odete de Souza Motta”, pensa na organização de todos os espaços frequentados pelas crianças como locais onde as mesmas possam ampliar seu repertório de conhecimentos, interagir com crianças de seu agrupamento e/ou de agrupamentos diferentes e com os adultos envolvidos no processo educativo. Por ser uma escola que conta com amplos e variados espaços, procuramos fazer uso de cada um em diferentes momentos, proporcionando situações prazerosas que permitam e estimulem o desenvolvimento global das crianças, onde possam vivenciar diferentes atividades.


SALA 3

1-      Titulo: A educação inclusiva como responsabilidade de todos – desafios e parcerias.

Tema: Educação Especial
Autores:
Geiza Duarte dos Santos – Professora de Educação Especial
Vera Regina Fabri – Orientadora Pedagógica
Christiane Patrícia de Oliveira Mendes – Diretora Educacional
Maria Acir Ribeiro Montanhaur – Professora Adjunta
Unidade: CEI Professora Sônia Maria Alves Castro Perez
Ementa: Relato de experiência de organização do trabalho da educação especial, buscando fortalecer nos profissionais a (co)responsabilidade por todas as crianças da unidade e nas famílias e crianças o respeito e a valorização ao outro e às limitações e habilidades de cada um. Criação de estratégias que aproximam o trabalho da professora de Educação Especial de toda a comunidade escolar e da equipe gestora. Formação de acordo com as demandas da escola nos encontros de TDC e de Formação Continuada.  Participação das crianças e famílias.


2-      Título: FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – DO DIÁLGO E PARCERIA
Tema: Relação entre escola e comunidade
Autores:
Elisandra Girardelli Godoi
Sandra Regina Bordin Luz
Silvia Elena Fonseca Lopes
Patrícia Silva Bravo
Unidade: CEI Margarida Maria Alves
Ementa: relato de experiência de parceria entre a família e a escola. Práticas realizadas com a participação das famílias: adaptação das crianças dos agrupamentos I e II, oficinas, cafés culturais, exposições, palestras, passeios com a presença dos familiares, mostra de trabalho, festas, reuniões de familiares com dinâmicas e momentos de avaliação. Blog como instrumento de publicização do trabalho e de interlocução com a comunidade.  


3-      Título: Meus espaços, minha escola: o olhar que muda a prática.
Autores: Ana Cláudia Carmona Sutti; Daniela Aparecida Roque; Edna Lúcia Tavares Alcântara; Elany Domingues Pereira; Marcus Venícius de Brito Coelho; Maria Celia Barriviera Borges; Maria Regina Mendes da Silva; Marilídia Damasceno Oresco; Renata Cristina dos Santos Mathias; Silmara Alves dos Santos Farias; Valdirene do Rocio da Silva Pinto Melo.
CEMEI 23
Ementa: O texto deve narrar as mudanças que ocorreram no parque, na biblioteca, no refeitório da escola, bem como sobre os brinquedos recebidos pela PMC, e comprados com verbas do Caixa Escolar do Cimei 23. O importante nestas mudanças são os benefícios que trazem para os professores para melhoria de sua atuação pedagógica, trazendo mais segurança para as crianças nas atividades, e novos espaços, bem como na qualidade de atendimento das crianças, seu desenvolvimento.


SALA 4

1.      Título: Projeto Informática - acesso a novas tecnologias na educação infantil
Responsáveis pela apresentação: Aline Tatiana Ribeiro Venerando, professora de Agrupamento III; Ana Claúdia Mucci, professora de Agrupamento II; Karina Calça Mandaji, professora de Agrupamento III; Sueli Galusni, professora de Agrupamento I.
U. E. CEMEI Nair Valente da Cunha
Ementa: Assim como os brinquedos, e a organização da sala, utilizamos o computador como ferramenta de trabalho das crianças, podendo oferecer diversos tipos de oportunidades interessantes para apoiar o aprendizado, o raciocínio e a socialização. Pensando nisso, as professoras de Agrupamento III da Unidade se reuniram para oferecerem um atendimento em Hora Projeto às crianças quanto ao uso do computador, fornecendo condições para que elas pudessem expressar suas ideias através do uso da tecnologia: imagem, som, palavras e música; promovendo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, noções de raciocínio, montagem de vídeos, histórias, desenho no computador, uso de diversos programas e recursos.

2-      Título: O registro como instrumento de gestão dos tempos pedagógicos.
RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO - Manhã: Christiane Patrícia de Oliveira Mendes - Diretora Educacional; Tarde: Vera Regina Fabri – Orientadora Pedagógica.
U.E. CEI Professora Sônia Maria Alves Castro Perez.
Ementa: Em nossa unidade alguns momentos de TDI (trabalho docente individual) acontecem de modo coletivo. Isto foi proposto pela equipe gestora por acreditar que todo trabalho pedagógico requer reflexão sobre a prática e que esta é muito mais rica quando acontece de modo coletivo, fortalecendo parcerias e (co)responsabilidades e ampliando a qualidade da educação destinada às crianças. Com isso as gestoras sentiram-se mais próximas dos profissionais e estes mais dispostos a escrever ao perceberem a valorização deste instrumento. Um novo significado foi dado à escrita, visto que os registros passaram a ser lidos com a intenção de avaliarmos coletivamente o trabalho e replanejá-lo a partir de vários olhares.

3-      Título: TERRITÓRIOS INFANTIS: DO FÍSICO AO IMAGINÁRIO
ALMEIDA, Adriano Celso de; ALMEIDA, Egmar Santos da Silva; BERGAMIN, Edlaine de Cassia; SANTOS, Ana Carolina P. M. dos.
CEMEI Maria José Gonçalves
Ementa: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta de organização dos espaços no CEMEI Maria José Gonçalves, inicialmente no agrupamento III, transformados em salas ambiente e, em seguida, no refeitório e na (re)criação de uma horta escolar. Também encontra-se em discussão a transformação dos parques. Quando a criança passa por diferentes espaços explora os recursos de cada um, percebe que a organização e as regras variam conforme as características daquele lugar e desenvolve flexibilidade e a autonomia tão necessárias para a época em que vivemos.


SALA 5

1-      Título: Era uma casa

Tema: Organização dos espaços
Autores: Maria Emília Martins Rosa dos Santos
  Deniecy de Lima Silva
CEI Mauro Marcondes
Ementa: Apresentação e socialização do processo de transformação de um espaço que era uma  casa popular adaptada e hoje é uma escola e de como docentes, funcionários efetivos e terceirizados, gestores, crianças e seus familiares vão dia a dia trazendo grandes contribuições para se garantir as condições mais adequadas ao desenvolvimento infantil, a partir do planejamento administrativo, financeiro e pedagógico, para o que se tornou prioridade: transformar a estrutura física da escola em espaços educativos, criando condições objetivas para que ali se possa viver a infância plenamente.


2-      Titulo: Espaços sem medidas
Tema: organização dos espaços
Autores:
Maria Emília Martins Rosa dos Santos
Alessandra Gomes Garcia
Unidade:  Cei Curumins  
Ementa: Relato de experiência do planejamento coletivo dos espaços e tempos de vivências integrais. Participação do diretor educacional.

3-      Titulo: Festa com a Família "Brasil com Vinícius de Moraes"
Tema: relação com escola e comunidade
Autores:
Diretora: Luciana Renata E. S. D. Rodrigues
Vice-diretora: Mírian Lima dos Santos Bueno
Professoras: Kelly Cristiane da Silva de Almeida, Marta Raquel de A L Moreira, Eunice Rodrigues Reis de Assis
Monitoras/ Ag. de educação infantil: Marilda Mendes Neves de Lima, Rosangela Baccini.
Unidade: Cimei 25 Profª Helena Novaes Rodrigues
Ementa: Relato de experiência vivenciada com a comunidade durante a execução de dois projetos distintos que se integraram, culminando com a Festa com a Família “Brasil com Vinícius de Moraes”. Integração da escola com a comunidade. Trabalho coletivo e integrado entre as unidades.

4-      Titulo: Minha família também vai à escola.
Tema: Relação entre escola e comunidade
Autores:
Aline Crepaldi Prebelli  - Professora PEB I
Rosane Prado Martins – Professora PEB I
Ana Lucia Rodrigues da Silva – Professora PEB I
Mariza Pereira Mascaro – Professora PEB I
Unidade: Cemei Maria José Gonçalves
Ementa: Relato de experiência da relação escola e comunidade com os objetivos de aproximar e de reconquistar relação de afeto, de admiração e de confiança dos pais. Atividades realizadas com as famílias: festa da família, oficinas, feira de troca de brinquedos, Conselho de Escola, festa de aniversário. Publicização das atividades por meio de blog e de página do Facebook. 


SALA 6

1-      Título: “Projeto Pedagógico”
Responsáveis pela apresentação: Ana Cristina B. Malandrin (professora); Andréia Cristina P. de Calvo (professora); Aparecido Carlos Muniz (diretor);   Cátia Marina Ferro (orientadora pedagógica); Maria Angélica M. Giacomello (professora).
U. E.    CEI “Matilde Azevedo Egídio Setúbal”
Ementa: A nossa proposta para apresentar nessa VI Mostra de Trabalhos do NAED Sudoeste é de socialização de como efetivamente acontece o proposto no Projeto Pedagógico e de como a equipe gestora colabora/ interfere na realização do mesmo, visando que todo o trabalho é voltado para o princípio da criança como produtora de conhecimento, a partir dos projetos desenvolvidos.

2-       Título: “Relacionamento interpessoal na e da comunidade escolar”
Tema: Relação entre escola e comunidade
Autores: Luciana Honorato Parducci (vice-diretor); Cristina Aparecida Guilherme de Souza (monitor de educação infantil)  e Débora Laís Bernadochi (professor de educação infantil).
CEMEI Dulcineia Regina Bittencourt Alves
Ementa: Socialização das reuniões de Conselho de Escola, onde a Comunidade é convidada a tomar decisões conjuntas com os educadores e das Reuniões Pedagógicas de Avaliação Institucional, que  se configuram em espaços de decisões e avaliações do processo e da instituição, onde também se busca um trabalho em equipe através do diálogo, com a intensificação dos princípios democráticos e participativos, valorizando a liberdade de pensamento e o pluralismo de ideias, a partir da posição da comunidade escolar para com a organização da estrutura e funcionamento da Unidade.

3-      Título: A Literatura Infantil como ponte entre comunidade e escola.
Responsáveis pela apresentação: Aline Nishiyamamoto Mendes (Agente de Educação Infantil);           Luciana Andrade Hoflinger (Monitor infanto juvenil I); Luzia Costa Martins (Monitor infanto juvenil I); Margareth Angélica Rodrigues Pongiluppe Bueno (Agente de Educação Infantil); Viviane Aparecida Rodrigues (Monitor infanto juvenil I).
U. E. CEMEI Maria Batrum Cury
Ementa: O presente trabalho é resultado de um processo proveniente do interesse da criança nos momentos de contação de histórias, prática vivenciada em todos os agrupamentos do CEMEI Maria Batrum Cury, intensificada este ano. Fazendo da contação de histórias uma ponte entre comunidade e escola, surgiram diversas ideias, das quais se destacaram: o projeto biblioteca com empréstimo de livros; a sacola itinerante com diferentes materiais para leitura que “visita” as casas das crianças; doações de livros para as crianças e famílias; festa da família com oficinas de contação de histórias; a troca de livros entre funcionários; e a prática da contação de histórias para todas as idades, de 0 a 6 anos.

4-      Título: Os processos de implementação da AIP (Avaliação Institucional Participativa) no CEI CAIC Prof. Zeferino Vaz
Tema: Gestão Democrática
Autores: Cecília Aparecida Xavier – Orientadora Pedagógica
Unidade CEI CAIC Prof. Zeferino Vaz
Ementa: Apresentação do percurso que vem sendo trilhado para a implementação da Avaliação Institucional Participativa no CEI CAIC, assim como o histórico deste processo na SME (Secretaria Municipal de Educação) e o compromisso exigente que esta abordagem revela, bem como o que se entende por gestão democrática e as vozes dos diferentes atores institucionais no interior da escola, a partir de nossas primeiras ações, desafios do caminho, conquistas e nossas projeções futuras.


SALA 7

1-      Título: “FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS”
Responsáveis pela apresentação: DAISY BURATTO DOS SANTOS (PROFESSORA COORDEANDORA); GISELY PASSARINI DA SILVA (PROFESSORA COORDEANDORA); KATIA ANTUNES DE SOUZA SANTOS (DIRETORA EDUCACIONAL); LÂNEA REGINA DA CRUZ PRÍNCIPE (DIRETORA EDUCACIONAL); RÚBIA CRISTINA CRUZ (DIRETORA EDUCACIONAL).
U. E.:  EMEI Guilherme de Almeida, a EMEI do CIS Dr. Tancredo de Almeida Neves, a EMEI Apóstolo Paulo e a EMEI Dra. Maria de Lourdes Cardoso dos Santos.
Ementa: Este trabalho pretende expor como as FCs nas escolas possuem um potencial de autonomia e inventividade, reunindo escolas localizadas em micro-regiões da cidade que possuem interesses de formação comuns. Neste sentido, as equipes gestoras de quatro escolas da região sudoeste de Campinas, a EMEI Guilherme de Almeida, a EMEI do CIS Dr. Tancredo de Almeida Neves, a EMEI Apóstolo Paulo e a EMEI Dra. Maria de Lourdes Cardoso dos Santos, coletivamente organizaram seus espaços de formação em estudos, pesquisas internas da escola, apontamentos de necessidades no decorrer e desenvolvimento do trabalho, troca de experiência, planejamento e avaliações, envolvendo todos os profissionais da escola, professoras, diretoras, orientadoras pedagógicas, funcionárias da limpeza, cozinha e vigilância.

2-      Titulo: Biblioteca e Jornal: O encontro precioso que rompe os muros da unidade
Tema: relação entre escola e família
Autores:
Anna Paula Rolim de Lima
Carina Bannwart de Souza
Eliana Oliveira de Paula Moraes
Fernanda Brode Fanton
Silvia de Souza Freitas Campos
Solange Catarino Biscalchin
Vanda Meira de Souza.
Unidade: EMEI MARILENE CABRAL
Ementa: Relato de experiência da trajetória de parceria dos Projetos Biblioteca e Jornal.  Estreitamento dos laços entre a escola e a comunidade. Jornal como meio de comunicação para divulgar as informações e produções realizadas pelas crianças. Resgate de momentos compartilhados de leitura entre crianças e famílias.


3-      Titulo: Família e escola na elaboração do Projeto Dança
Tema: organização dos tempos pedagógicos
Autores:
Maria José Daniel Rodrigues Manuel
Sebastiana Cícera de Lima Oliveira
Unidade: Cimei 23 Encantado
Ementa: Relato de experiência de gestão democrática que prioriza a participação das famílias nos projetos da escola. Planejamento da CHP. Escuta das famílias e dos funcionários da escola. Participação da equipe gestora.


SALA 8

1-      Titulo: Na educação infantil adulto também aprende
Tema: formação
Autores:
Adriana Batista de Souza – vice-diretora – manhã e tarde
Sílvia Helena de Oliveira Piazentino – orientadora pedagógica – tarde
Tatiana Simões Christão – professora – manhã
Unidade:  Cei Corujinha
Ementa: Relato de experiência de formação em artes. Apresentação de atividades realizadas com as crianças. Ações de apoio da equipe gestora.


2-      Título: Projeto Brinquedoteca: Inovando o cotidiano de uma escola
Tema: Organização dos espaços
Autores: Luciane Regina Gonçalves Comolli- professora
Maria Teresa Baptistella Ferrari Pereira- professora
CEI LIDIA BENCARDINI MASELLI
Ementa: Socialização do Projeto Brinquedoteca que surgiu com o desejo de proporcionar às crianças diversas práticas pedagógicas que tinham o encantamento das histórias como alicerce e as relações deste com a possibilidade de novos olhares e de atender às demandas de cada momento e de cada agrupamento,  assim como o engajamento de todos os educadores e equipe gestora.  O auge do projeto ocorreu com a premiação do trabalho da professora que o coordenava em 2011, com o Prêmio Ler um livro para ler o mundo. Esta conquista possibilitou a revitalização da biblioteca.

3-     Titulo: A importância da relação comunidade e escola
Tema: Relação entre escola e comunidade
Autores:
Eliza dos Santos Sousa, professora de Educação Infantil; (tarde)
Sandra Cristina Rocha Reis Souza, professora de Educação Infantil.(manhã)
Unidade: U. E. EMEI Snoopy
Ementa: Relato de experiência da participação da família nas atividades da escola. Planejamento coletivo realizado nos tempos de RPAIs, TDCs e TDIs, para elaboração de estratégias que qualificam a participação das famílias nos tempos institucionalmente estabelecidos como: Assembleia de Pais e Educadores (APE), Conselhos de Escola (CE) e Reuniões entre Família e Educadores (RFE) e em outros tempos e espaços tais como: participação na criação do blog do CIMEI 22 e na Semana da Família e Mostra de Trabalhos.


SALA 9
1-      Título da apresentação: FESTA DE ANIVERSÁRIO: um novo olhar.
Responsáveis pela apresentação: Aline de Sousa Gabos – Professora (Substituindo a Vice-Direção); Eliane Moralles Shibukawa- Diretora; Luana Romero Lopes – Professora; Luciana Cristina Talão Freitas – Professora Coordenadora.
U.E. CEMEI LIDIA BENCARDINI MASELLI
Ementa: Ao planejarmos o nosso trabalho pedagógico foi sugerido pela diretora uma nova experiência com a festa de aniversário. Esse novo projeto de festa prevê que as crianças e educadores planejem e a construam coletivamente. Com esse modelo de organização da festa, buscamos colocar a criança como sujeito criador, ressignificando o momento de forma a trazer um sentido real para o que está exposto. Toda decoração sendo criada com as crianças resgata sentimentos e valoriza a criação infantil. Mais do que isso, traz um modelo de festa diferente do que a “moda” estipula como padrão de beleza. Por sermos educadores, pensamos que temos um grande potencial para explorar o ser criativo que existe na criança.

      2- Título: BRINCANDO NO MESMO MUNDO (GUILHERME DE ALMEIDA);
Responsáveis pela apresentação:
Ana Lídia Alves Ferraz   (Professora Educação Especial)
Flávia Roberta Lotto Polveri  ( Professora Adjunto I - Educador de Apoio)
Maria Cristina Ceratti Viganó Prada (Professora)
U. E.:  EMEI Guilherme de Almeida.
Ementa: Socialização das ações presentes no projeto pedagógico que objetivam o desenvolvimento de ações que promovem a inclusão de forma significativa e humana em toda a escola. Um trabalho que mostra a importância do envolvimento e participação de todos - profissionais da equipe escolar, crianças e comunidade.

      3- Título da apresentação: Formação Continuada: Hortas e Jardins
Responsáveis pela apresentação: Elaine de Lucena Andrade Damasio – Professora de educação infantil (Ag III) Tarde; Regiane Sofia Valério – Professora de educação infantil (Ag III) – Tarde; Sandra Regina Ventilii Ramalho – Professora Adjunta – Manhã.
EMEI ESTRELINHA
Ementa: A partir do interesse das crianças o planejamento das turmas AG-III A, AG-III-C e AG-III-D no primeiro semestre, permeou o tema hortas e jardins. Com o desenrolar dos projetos o grupo sentiu a necessidade de ampliar seus conhecimentos e explorar melhor o tema, bem como, relacioná-lo a outros mais amplos, como o meio-ambiente e alimentação saudável, para tanto recorremos aos recursos disponíveis na rede municipal e outras parcerias, que pudessem respaldar-nos. No mês de junho solicitamos uma Formação Continuada (F.C) com um profissional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) que além de nos disponibilizar uma formação teórica e prática, também nos presenteou com uma consultoria do agrônomo especialista e formador.


SALA 10

1-      Titulo: As relações, práticas e registros que permeiam o dia a dia da Educação Infantil
Tema: Formação
Autores:
Cristhiane R. Peruzzo (diretora educacional do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Vanessa Karniol (professora do agrupamento I do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Maria Inês Barne (professora do agrupamento I do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Dalva A.dos Santos Paio (monitora do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Unidade: CEMEI Orlando Ferreira da Costa
Ementa: Relato de experiência de formação baseada na discussão de temáticas que permeiam as relações que se estabelecem no dia a dia de uma creche, tais como: concepções de criança e de educação infantil, o educar/cuidar, o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, as múltiplas linguagens, a rotina e a importância da documentação pedagógica/avaliação.


2-      Título da apresentação: A Tecnologia Assistiva no Ambiente Escolar
Tema: Educação Especial
U. E. CIMEI Profª Thermutis Araújo Machado
Autores: Tathiane Rubin Rodrigues Cuesta- professora de educação especial
Professoras:  Ana Paula dos Santos, Cristiam Maria Rodrigues da Silva,  Márcia de Souza Dantas Reis,  Sandra  Elisa Biroch Botta, Sabrina Ribeiro Leite, Sabrina Zanchin e Suely Cunha de Oliveira
Ementa: Socialização do projeto “A Tecnologia Assistiva no Ambiente Escolar” criado em 2012, que foi desenvolvido com o objetivo de discutir e estudar as práticas pedagógicas realizadas com as crianças com deficiências e/ou dificuldades de aprendizagem/ desenvolvimento  e confeccionar de materiais diversificados para ampliar o repertório comunicativo dessas crianças para que  desenvolvessem as habilidades de expressão e compreensão, sem exigir que elas se ajustem aos padrões de normalidade para aprender com os demais. O projeto tem transformado o contexto educacional da unidade, onde todos são protagonistas na construção contínua de uma escola onde busca a qualidade da inclusão das crianças com deficiência.



3-      Título: FORMAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICA: CRIANDO AÇÕES COLETIVAS NA SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS
Responsáveis pela apresentação:
Ana Paula Galante Martinhago - professora
Daniel Bortolotti Calipo - professor
Patrícia Rocha de Araujo Campos Vieira- Orientadora Pedagógica
Vera Lucia Luiz- professora
CEI Margarida Maria Alves
Ementa: Socialização das experiências sobre a temática “diversidade étnica”. A gestão escolar instigou a discussão nos diversos segmentos e espaços de estudos, o que levou o grupo a perceber a importância de potencializar a formação para desestabilizar conceitos, trazer questionamentos étnicos, fazer reflexões e sensibilizar a todos sobre os efeitos negativos do racismo na construção da autoimagem da criança. 
           






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