EMENTAS DAS APRESENTAÇÕES
As inscrições devem ser
realizadas no formulário do blog.
SALA 1
1-
Título: Os espaços coletivos no CEI CAIC Prof. Zeferino
Vaz: uma abordagem histórica
Tema Organização dos espaços
Autores Silvia Vallezi Fulachio -
Diretor Educacional
Unidade CEI CAIC Prof. Zeferino Vaz
Ementa: Reflexão sobre a implantação e implementação do Centro de Apoio
Integral à Criança (CAIC) em Campinas, tendo como foco a ocupação dos espaços a
partir das vivências dos profissionais da escola e das especificidades da
Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Análise dos registros que trazem
indícios de que a forma de ocupação e as transformações nos espaços coletivos
foram resultado das apropriações dos profissionais frente às normas federais e
municipais.
2- Título: “Possibilidades
de parcerias e de formação nos diferentes tempos pedagógicos”
Tema: Organização dos Tempos Pedagógicos
Responsáveis pela apresentação:
Manhã: Érika Ferreira Lucas, Patrícia Machado Yamakawa Scabello e
Flávia Ap. Leandro
Tarde: Aparecida Antonia da Silva, Patrícia Machado Yamakawa
Scabello e Flávia Ap. Leandro
CEI Manoel Alves da Silva
Ementa: Apresentação dos projetos de pesquisa e formação desenvolvidos em
parceria com os
educadores nos diferentes tempos pedagógicos e estão presentes
no Projeto Pedagógico que é elaborado coletivamente. Na elaboração destes
projetos a Avaliação Institucional, teve um papel significativo em aproximar o
grupo de suas reais necessidades e potencialidades, com um
movimento intenso de participação, que gerou, mesmo com as
adversidades, um processo de coletividade e aprendizagem que vem crescendo nos
últimos anos e que, consequentemente, refletiu na
organização dos diferentes tempos pedagógicos.
3-
Título: A construção do currículo do CIMEI “Profª
Thermutis Araújo Machado”: Qual o lugar das comemorações?
Responsáveis pela apresentação: Aline
Cristiane Oliveira de Lima (Agente de Educação Infantil – Ag I/II B); Ana Maria
Silva da Rocha Paraguai (Agente de Educação Infantil – Ag II A); Cristina
Renata Ferraz dos Santos (Agente de Educação Infantil – Ag I/II B); Gabriela
Caldeira Aranha (Professora de Educação Infantil – Ag III); Izaíra Albuquerque
Lopes da Silva (Professora de Educação Infantil – Ag III); Luciana de Assis
Duarte (Professora de Educação Infantil – Ag I/II); Maria Fernanda Buarraj
(Vice-diretora).
U. E. CIMEI “Professora Thermutis
Araújo Machado”
Ementa: Em 2013, na RPAI do início do ano, decidimos no coletivo que o
tema das nossas três formações continuadas seria “datas comemorativas”, com o
objetivo de discutir e definir a proposta da escola no que diz respeito às
comemorações, considerando os princípios das diretrizes curriculares nacionais
e os eixos norteadores da escola. A primeira formação do ano foi realizada por
duas formadoras de São Paulo que tinham mais experiência sobre o assunto. Na
segunda formação fizemos discussões por agrupamento a partir das seguintes
questões: Comemorações devem fazer parte do currículo de nossa escola? (Sim,
não e por quê?); O que comemoramos? Para que? No terceiro encontro discutimos
alguns textos sobre o tema, lidos previamente.
SALA 2
1-
Título: A avaliação institucional e as implicações
na gestão democrática
Tema: Gestão
Democrática
Autores: Celisa Carrara Bonamigo – Orientadora Pedagógica
Renata
Lúcia Oliveira Mattos da Silva - Professora
Solange
Campos de Almeida - Professora
Simone
de Oliveira – Professora
CEI Haydee Maria Pupo Novaes
Ementa: Apresentação do caminho percorrido
pelo grupo nos estudos, mobilização dos profissionais e implementação da
Avaliação Institucional, apontada como um instrumento eficiente na produção de
conceitos de qualidade construídos coletivamente e de produção de indicadores,
a partir de vários pontos de vista, que são subsídios para a elaboração de
planos de trabalho e quadros de metas para a comunidade escolar. Relação da AI
como um importante instrumento da gestão democrática com a participação de
todos os setores na avaliação e na proposição de objetivos e ações na Unidade
Escolar.
2-
Título: C.P.A: Um novo olhar para a avaliação
Apresentadores:
Período da manhã: Maria Lucia Garcia (diretora) e Ibéria Helena Francisco
(prof. CPA); Período da tarde: Denise Reina dos Santos (prof. Coord. e membro
da CPA) e Rita de Cássia F.F.Takaki (prof. AGIII-F)
CIMEI 24-EMEI CRIANÇA ESPERANÇA, EMEI
GENTE AMIGA E EMEI SOL DO AMANHÃ
Ementa: O presente texto tem como proposta discorrer a respeito do estudo
referente à avaliação institucional, como ocorreu a implementação da Comissão
Própria de Avaliação “CPA” nas unidades escolares do CIMEI 24 e como ela vem se
estruturando e se desenvolvendo até hoje, assim como sobre sua utilização como
elemento indicador de qualidade apontando novos caminhos nesse processo
educativo. Os parâmetros referenciais para a elaboração da CPA estão inseridos
no Comunicado SME n°154/2011 de 18/11/2011.
3-
Título da apresentação: “Espaço de vivência,
convivência, aprendizado e brincadeiras!”
Responsáveis pela apresentação:
Período da Manhã - Maria Isabel Caluzni Girnos; Maria Beatriz Caluzni Anfra;
Período da Tarde - Mônica Maria Pereira; Eunice Aparecida Cruz.
U. E.: EMEI “Maria Odete de Souza Motta”
Ementa: A Equipe Escolar da “EMEI Maria Odete de Souza Motta”, pensa na
organização de todos os espaços frequentados pelas crianças como locais onde as
mesmas possam ampliar seu repertório de conhecimentos, interagir com crianças
de seu agrupamento e/ou de agrupamentos diferentes e com os adultos envolvidos
no processo educativo. Por ser uma escola que conta com amplos e variados
espaços, procuramos fazer uso de cada um em diferentes momentos, proporcionando
situações prazerosas que permitam e estimulem o desenvolvimento global das
crianças, onde possam vivenciar diferentes atividades.
SALA 3
1-
Titulo: A educação inclusiva como responsabilidade de
todos – desafios e parcerias.
Tema: Educação
Especial
Autores:
Geiza Duarte
dos Santos – Professora de Educação Especial
Vera Regina
Fabri – Orientadora Pedagógica
Christiane
Patrícia de Oliveira Mendes – Diretora Educacional
Maria Acir
Ribeiro Montanhaur – Professora Adjunta
Unidade: CEI
Professora Sônia Maria Alves Castro Perez
Ementa: Relato de experiência de organização do trabalho da educação
especial, buscando fortalecer nos profissionais a (co)responsabilidade por
todas as crianças da unidade e nas famílias e crianças o respeito e a
valorização ao outro e às limitações e habilidades de cada um. Criação de estratégias
que aproximam o trabalho da professora de Educação Especial de toda a
comunidade escolar e da equipe gestora. Formação de acordo com as demandas da
escola nos encontros de TDC e de Formação Continuada. Participação das crianças e famílias.
2-
Título: FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – DO
DIÁLGO E PARCERIA
Tema: Relação entre escola e comunidade
Autores:
Elisandra Girardelli Godoi
Sandra Regina Bordin Luz
Silvia Elena Fonseca Lopes
Patrícia Silva Bravo
Unidade: CEI Margarida Maria Alves
Ementa: relato de experiência de parceria entre a família e a escola. Práticas
realizadas com a participação das famílias: adaptação das
crianças dos agrupamentos
I e II, oficinas,
cafés culturais, exposições,
palestras, passeios com
a presença dos
familiares, mostra de
trabalho, festas, reuniões
de familiares com
dinâmicas e momentos
de avaliação. Blog
como instrumento
de publicização do
trabalho e de interlocução
com a comunidade.
3-
Título: Meus espaços, minha escola: o olhar que muda a
prática.
Autores: Ana
Cláudia Carmona Sutti; Daniela Aparecida Roque; Edna Lúcia Tavares Alcântara;
Elany Domingues Pereira; Marcus Venícius de Brito Coelho; Maria Celia
Barriviera Borges; Maria Regina Mendes da Silva; Marilídia Damasceno Oresco;
Renata Cristina dos Santos Mathias; Silmara Alves dos Santos Farias; Valdirene
do Rocio da Silva Pinto Melo.
CEMEI 23
Ementa: O texto deve narrar as mudanças que ocorreram no parque, na
biblioteca, no refeitório da escola, bem como sobre os brinquedos recebidos
pela PMC, e comprados com verbas do Caixa Escolar do Cimei 23. O importante
nestas mudanças são os benefícios que trazem para os professores para melhoria
de sua atuação pedagógica, trazendo mais segurança para as crianças nas
atividades, e novos espaços, bem como na qualidade de atendimento das crianças,
seu desenvolvimento.
SALA 4
1.
Título: Projeto Informática - acesso a novas tecnologias
na educação infantil
Responsáveis pela apresentação: Aline
Tatiana Ribeiro Venerando, professora de Agrupamento III; Ana Claúdia Mucci,
professora de Agrupamento II; Karina Calça Mandaji, professora de Agrupamento
III; Sueli Galusni, professora de Agrupamento I.
U. E. CEMEI Nair Valente da Cunha
Ementa: Assim como os brinquedos, e a organização da sala, utilizamos o
computador como ferramenta de trabalho das crianças, podendo oferecer diversos
tipos de oportunidades interessantes para apoiar o aprendizado, o raciocínio e
a socialização. Pensando nisso, as professoras de Agrupamento III da Unidade se
reuniram para oferecerem um atendimento em Hora Projeto às crianças quanto ao
uso do computador, fornecendo condições para que elas pudessem expressar suas
ideias através do uso da tecnologia: imagem, som, palavras e música; promovendo
o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, noções de raciocínio, montagem
de vídeos, histórias, desenho no computador, uso de diversos programas e
recursos.
2-
Título: O registro como instrumento de gestão dos tempos
pedagógicos.
RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO -
Manhã: Christiane Patrícia de Oliveira Mendes - Diretora Educacional; Tarde:
Vera Regina Fabri – Orientadora Pedagógica.
U.E. CEI Professora Sônia Maria Alves
Castro Perez.
Ementa: Em nossa unidade alguns momentos de TDI (trabalho docente
individual) acontecem de modo coletivo. Isto foi proposto pela equipe gestora
por acreditar que todo trabalho pedagógico requer reflexão sobre a prática e
que esta é muito mais rica quando acontece de modo coletivo, fortalecendo
parcerias e (co)responsabilidades e ampliando a qualidade da educação destinada
às crianças. Com isso as gestoras sentiram-se mais próximas dos profissionais e
estes mais dispostos a escrever ao perceberem a valorização deste instrumento.
Um novo significado foi dado à escrita, visto que os registros passaram a ser
lidos com a intenção de avaliarmos coletivamente o trabalho e replanejá-lo a
partir de vários olhares.
3-
Título: TERRITÓRIOS INFANTIS: DO FÍSICO AO IMAGINÁRIO
ALMEIDA, Adriano Celso de; ALMEIDA,
Egmar Santos da Silva; BERGAMIN, Edlaine de Cassia; SANTOS, Ana Carolina P. M.
dos.
CEMEI Maria José Gonçalves
Ementa: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta de
organização dos espaços no CEMEI Maria José Gonçalves, inicialmente no
agrupamento III, transformados em salas ambiente e, em seguida, no refeitório e
na (re)criação de uma horta escolar. Também encontra-se em discussão a
transformação dos parques. Quando a criança passa por diferentes espaços
explora os recursos de cada um, percebe que a organização e as regras variam
conforme as características daquele lugar e desenvolve flexibilidade e a
autonomia tão necessárias para a época em que vivemos.
SALA 5
1-
Título:
Era uma casa
Tema: Organização dos espaços
Autores: Maria Emília Martins Rosa dos Santos
Deniecy
de Lima Silva
CEI Mauro Marcondes
Ementa: Apresentação e socialização do
processo de transformação de um espaço que era uma casa popular adaptada e hoje é uma escola e de
como docentes, funcionários efetivos e terceirizados,
gestores, crianças e seus familiares vão dia a dia trazendo grandes contribuições
para se garantir as condições mais adequadas ao desenvolvimento infantil, a
partir do planejamento administrativo, financeiro e pedagógico, para o
que se tornou prioridade: transformar a estrutura física da escola em espaços
educativos, criando condições objetivas para que ali se possa viver a infância
plenamente.
2-
Titulo: Espaços sem medidas
Tema: organização
dos espaços
Autores:
Maria Emília
Martins Rosa dos Santos
Alessandra
Gomes Garcia
Unidade: Cei Curumins
Ementa: Relato de experiência do planejamento coletivo dos espaços e
tempos de vivências integrais. Participação do diretor educacional.
3-
Titulo: Festa com a Família "Brasil com Vinícius de
Moraes"
Tema: relação
com escola e comunidade
Autores:
Diretora:
Luciana Renata E. S. D. Rodrigues
Vice-diretora:
Mírian Lima dos Santos Bueno
Professoras:
Kelly Cristiane da Silva de Almeida, Marta Raquel de A L Moreira, Eunice
Rodrigues Reis de Assis
Monitoras/ Ag.
de educação infantil: Marilda Mendes Neves de Lima, Rosangela Baccini.
Unidade: Cimei
25 Profª Helena Novaes Rodrigues
Ementa: Relato de experiência vivenciada com a comunidade durante a
execução de dois projetos distintos que se integraram, culminando com a Festa
com a Família “Brasil com Vinícius de Moraes”. Integração da escola com a
comunidade. Trabalho coletivo e integrado entre as unidades.
4-
Titulo: Minha família também vai à escola.
Tema: Relação
entre escola e comunidade
Autores:
Aline Crepaldi
Prebelli - Professora PEB I
Rosane Prado
Martins – Professora PEB I
Ana Lucia
Rodrigues da Silva – Professora PEB I
Mariza Pereira
Mascaro – Professora PEB I
Unidade: Cemei
Maria José Gonçalves
Ementa: Relato de experiência da relação escola e comunidade com os
objetivos de aproximar e de reconquistar relação de afeto, de admiração e de
confiança dos pais. Atividades realizadas com as famílias: festa da família,
oficinas, feira de troca de brinquedos, Conselho de Escola, festa de
aniversário. Publicização das atividades por meio de blog e de página do
Facebook.
SALA 6
1-
Título: “Projeto Pedagógico”
Responsáveis pela apresentação: Ana
Cristina B. Malandrin (professora); Andréia Cristina P. de Calvo (professora);
Aparecido Carlos Muniz (diretor); Cátia
Marina Ferro (orientadora pedagógica); Maria Angélica M. Giacomello
(professora).
U. E. CEI “Matilde Azevedo Egídio Setúbal”
Ementa: A nossa proposta para apresentar nessa VI Mostra de Trabalhos do
NAED Sudoeste é de socialização de como efetivamente acontece o proposto no
Projeto Pedagógico e de como a equipe gestora colabora/ interfere na realização
do mesmo, visando que todo o trabalho é voltado para o princípio da criança
como produtora de conhecimento, a partir dos projetos desenvolvidos.
2-
Título:
“Relacionamento interpessoal na e da comunidade escolar”
Tema: Relação
entre escola e comunidade
Autores: Luciana Honorato Parducci
(vice-diretor); Cristina Aparecida Guilherme de Souza (monitor de educação
infantil) e Débora Laís Bernadochi
(professor de educação infantil).
CEMEI Dulcineia Regina Bittencourt Alves
Ementa:
Socialização das reuniões de
Conselho de Escola, onde a Comunidade é convidada a tomar decisões conjuntas
com os educadores e das Reuniões Pedagógicas de Avaliação Institucional,
que se configuram em espaços de decisões
e avaliações do processo e da instituição, onde também se busca um trabalho em
equipe através do diálogo, com a intensificação dos princípios democráticos e
participativos, valorizando a liberdade de pensamento e o pluralismo de ideias,
a partir da posição da comunidade escolar para com a organização da estrutura e
funcionamento da Unidade.
3-
Título: A Literatura Infantil como ponte entre
comunidade e escola.
Responsáveis pela apresentação: Aline Nishiyamamoto Mendes (Agente
de Educação Infantil); Luciana Andrade Hoflinger (Monitor
infanto juvenil I); Luzia Costa Martins (Monitor infanto juvenil I); Margareth
Angélica Rodrigues Pongiluppe Bueno (Agente de Educação Infantil); Viviane
Aparecida Rodrigues (Monitor infanto juvenil I).
U. E. CEMEI Maria Batrum Cury
Ementa: O presente trabalho é resultado de um processo proveniente do
interesse da criança nos momentos de contação de histórias, prática vivenciada
em todos os agrupamentos do CEMEI Maria Batrum Cury, intensificada este ano.
Fazendo da contação de histórias uma ponte entre comunidade e escola, surgiram
diversas ideias, das quais se destacaram: o projeto biblioteca com empréstimo
de livros; a sacola itinerante com diferentes materiais para leitura que
“visita” as casas das crianças; doações de livros para as crianças e famílias;
festa da família com oficinas de contação de histórias; a troca de livros entre
funcionários; e a prática da contação de histórias para todas as idades, de 0 a
6 anos.
4-
Título: Os processos de
implementação da AIP (Avaliação Institucional Participativa) no CEI CAIC Prof.
Zeferino Vaz
Tema: Gestão Democrática
Autores: Cecília Aparecida Xavier – Orientadora Pedagógica
Unidade CEI CAIC Prof. Zeferino Vaz
Ementa: Apresentação do percurso que vem sendo trilhado para a implementação da
Avaliação Institucional Participativa no CEI CAIC, assim como o histórico deste
processo na SME (Secretaria Municipal de Educação) e o compromisso exigente que
esta abordagem revela, bem como o que se entende por gestão democrática e as
vozes dos diferentes atores institucionais no interior da escola, a partir de
nossas primeiras ações, desafios do caminho, conquistas e nossas projeções
futuras.
SALA 7
1-
Título: “FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE
ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS”
Responsáveis pela apresentação: DAISY
BURATTO DOS SANTOS (PROFESSORA COORDEANDORA); GISELY PASSARINI DA SILVA
(PROFESSORA COORDEANDORA); KATIA ANTUNES DE SOUZA SANTOS (DIRETORA
EDUCACIONAL); LÂNEA REGINA DA CRUZ PRÍNCIPE (DIRETORA EDUCACIONAL); RÚBIA
CRISTINA CRUZ (DIRETORA EDUCACIONAL).
U. E.: EMEI Guilherme de Almeida, a EMEI do CIS Dr.
Tancredo de Almeida Neves, a EMEI Apóstolo Paulo e a EMEI Dra. Maria de Lourdes
Cardoso dos Santos.
Ementa: Este trabalho pretende expor como as FCs nas escolas possuem um
potencial de autonomia e inventividade, reunindo escolas localizadas em
micro-regiões da cidade que possuem interesses de formação comuns. Neste
sentido, as equipes gestoras de quatro escolas da região sudoeste de Campinas,
a EMEI Guilherme de Almeida, a EMEI do CIS Dr. Tancredo de Almeida Neves, a
EMEI Apóstolo Paulo e a EMEI Dra. Maria de Lourdes Cardoso dos Santos,
coletivamente organizaram seus espaços de formação em estudos, pesquisas
internas da escola, apontamentos de necessidades no decorrer e desenvolvimento
do trabalho, troca de experiência, planejamento e avaliações, envolvendo todos
os profissionais da escola, professoras, diretoras, orientadoras pedagógicas,
funcionárias da limpeza, cozinha e vigilância.
2-
Titulo: Biblioteca e Jornal: O encontro precioso que
rompe os muros da unidade
Tema: relação
entre escola e família
Autores:
Anna Paula
Rolim de Lima
Carina Bannwart
de Souza
Eliana Oliveira
de Paula Moraes
Fernanda Brode
Fanton
Silvia de Souza
Freitas Campos
Solange
Catarino Biscalchin
Vanda Meira de Souza.
Unidade: EMEI
MARILENE CABRAL
Ementa: Relato de experiência da trajetória
de parceria dos Projetos Biblioteca e Jornal.
Estreitamento dos laços entre a escola e a comunidade. Jornal como meio
de comunicação para divulgar as informações e produções realizadas pelas
crianças. Resgate de momentos
compartilhados de leitura entre crianças e famílias.
3-
Titulo: Família e escola na elaboração do Projeto Dança
Tema: organização
dos tempos pedagógicos
Autores:
Maria José
Daniel Rodrigues Manuel
Sebastiana
Cícera de Lima Oliveira
Unidade: Cimei
23 Encantado
Ementa: Relato de experiência de gestão democrática que prioriza a
participação das famílias nos projetos da escola. Planejamento da CHP. Escuta
das famílias e dos funcionários da escola. Participação da equipe gestora.
SALA 8
1-
Titulo: Na educação infantil adulto também aprende
Tema: formação
Autores:
Adriana Batista de Souza –
vice-diretora – manhã e tarde
Sílvia Helena de Oliveira Piazentino
– orientadora pedagógica – tarde
Tatiana Simões
Christão – professora – manhã
Unidade: Cei Corujinha
Ementa: Relato de experiência de formação em artes. Apresentação de
atividades realizadas com as crianças. Ações de apoio da equipe gestora.
2-
Título: Projeto Brinquedoteca: Inovando o cotidiano de
uma escola
Tema: Organização dos espaços
Autores: Luciane Regina Gonçalves
Comolli- professora
Maria Teresa Baptistella Ferrari
Pereira- professora
CEI LIDIA BENCARDINI MASELLI
Ementa: Socialização do Projeto Brinquedoteca que surgiu com o desejo de
proporcionar às crianças diversas práticas pedagógicas que tinham o
encantamento das histórias como alicerce e as relações deste com a possibilidade
de novos olhares e de atender às demandas de cada momento e de cada
agrupamento, assim como o engajamento de
todos os educadores e equipe gestora. O
auge do projeto ocorreu com a premiação do trabalho da professora que o
coordenava em 2011, com o Prêmio Ler um livro para ler o mundo. Esta conquista
possibilitou a revitalização da biblioteca.
3- Titulo:
A importância da relação comunidade e escola
Tema: Relação
entre escola e comunidade
Autores:
Eliza dos
Santos Sousa, professora de Educação Infantil; (tarde)
Sandra Cristina
Rocha Reis Souza, professora de Educação Infantil.(manhã)
Unidade: U. E. EMEI
Snoopy
Ementa: Relato de experiência da participação da família nas atividades da
escola. Planejamento coletivo realizado nos tempos de RPAIs, TDCs e TDIs, para
elaboração de estratégias que qualificam a participação das famílias nos tempos
institucionalmente estabelecidos como: Assembleia de Pais e Educadores (APE),
Conselhos de Escola (CE) e Reuniões entre Família e Educadores (RFE) e em
outros tempos e espaços tais como: participação na criação do blog do CIMEI 22
e na Semana da Família e Mostra de Trabalhos.
SALA 9
1-
Título da apresentação: FESTA DE ANIVERSÁRIO: um novo
olhar.
Responsáveis pela apresentação: Aline
de Sousa Gabos – Professora (Substituindo a Vice-Direção); Eliane Moralles
Shibukawa- Diretora; Luana Romero Lopes – Professora; Luciana Cristina Talão
Freitas – Professora Coordenadora.
U.E. CEMEI LIDIA BENCARDINI MASELLI
Ementa: Ao planejarmos o nosso trabalho pedagógico foi sugerido pela
diretora uma nova experiência com a festa de aniversário. Esse novo projeto de
festa prevê que as crianças e educadores planejem e a construam coletivamente.
Com esse modelo de organização da festa, buscamos colocar a criança como
sujeito criador, ressignificando o momento de forma a trazer um sentido real
para o que está exposto. Toda decoração sendo criada com as crianças resgata
sentimentos e valoriza a criação infantil. Mais do que isso, traz um modelo de
festa diferente do que a “moda” estipula como padrão de beleza. Por sermos
educadores, pensamos que temos um grande potencial para explorar o ser criativo
que existe na criança.
2- Título: BRINCANDO NO MESMO MUNDO (GUILHERME
DE ALMEIDA);
Responsáveis
pela apresentação:
Ana Lídia Alves
Ferraz (Professora Educação Especial)
Flávia Roberta
Lotto Polveri ( Professora Adjunto I -
Educador de Apoio)
Maria Cristina Ceratti Viganó Prada
(Professora)
U. E.: EMEI Guilherme de Almeida.
Ementa: Socialização das ações presentes no projeto pedagógico que
objetivam o desenvolvimento de ações que promovem a inclusão de forma
significativa e humana em toda a escola. Um trabalho que mostra a importância
do envolvimento e participação de todos - profissionais da equipe escolar,
crianças e comunidade.
3- Título da
apresentação: Formação Continuada: Hortas e Jardins
Responsáveis pela apresentação:
Elaine de Lucena Andrade Damasio – Professora de educação infantil (Ag III)
Tarde; Regiane Sofia Valério – Professora de educação infantil (Ag III) –
Tarde; Sandra Regina Ventilii Ramalho – Professora Adjunta – Manhã.
EMEI ESTRELINHA
Ementa: A partir do interesse das crianças o planejamento das turmas
AG-III A, AG-III-C e AG-III-D no primeiro semestre, permeou o tema hortas e
jardins. Com o desenrolar dos projetos o grupo sentiu a necessidade de ampliar
seus conhecimentos e explorar melhor o tema, bem como, relacioná-lo a outros
mais amplos, como o meio-ambiente e alimentação saudável, para tanto recorremos
aos recursos disponíveis na rede municipal e outras parcerias, que pudessem
respaldar-nos. No mês de junho solicitamos uma Formação Continuada (F.C) com um
profissional da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) que além
de nos disponibilizar uma formação teórica e prática, também nos presenteou com
uma consultoria do agrônomo especialista e formador.
SALA 10
1-
Titulo: As relações, práticas e
registros que permeiam o dia a dia da Educação Infantil
Tema: Formação
Autores:
Cristhiane R.
Peruzzo (diretora educacional do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Vanessa Karniol
(professora do agrupamento I do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Maria Inês
Barne (professora do agrupamento I do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Dalva A.dos
Santos Paio (monitora do Cemei “Orlando Ferreira da Costa”)
Unidade: CEMEI
Orlando Ferreira da Costa
Ementa: Relato
de experiência de formação baseada na discussão de temáticas que permeiam as
relações que se estabelecem no dia a dia de uma creche, tais como: concepções de criança e de educação infantil,
o educar/cuidar, o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, as múltiplas
linguagens, a rotina e a importância da documentação pedagógica/avaliação.
2-
Título da apresentação: A Tecnologia Assistiva no
Ambiente Escolar
Tema: Educação
Especial
U. E. CIMEI
Profª Thermutis Araújo Machado
Autores: Tathiane Rubin Rodrigues Cuesta- professora de
educação especial
Professoras: Ana
Paula dos Santos, Cristiam Maria
Rodrigues da Silva, Márcia de Souza
Dantas Reis, Sandra Elisa Biroch Botta, Sabrina Ribeiro Leite, Sabrina Zanchin e Suely Cunha de Oliveira
Ementa: Socialização do projeto “A Tecnologia Assistiva no Ambiente
Escolar” criado em 2012, que foi desenvolvido com o objetivo de discutir e
estudar as práticas pedagógicas realizadas com as crianças com deficiências
e/ou dificuldades de aprendizagem/ desenvolvimento e confeccionar de materiais diversificados
para ampliar o repertório comunicativo dessas crianças para que desenvolvessem as habilidades de expressão e
compreensão,
sem exigir que elas se ajustem aos padrões de normalidade para aprender com os
demais. O projeto tem transformado o contexto
educacional da unidade, onde todos são protagonistas na construção contínua de
uma escola onde busca a qualidade da inclusão das crianças com deficiência.
3- Título: FORMAÇÃO E DIVERSIDADE ETNICA:
CRIANDO AÇÕES COLETIVAS NA SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS
Responsáveis pela
apresentação:
Ana Paula Galante
Martinhago - professora
Daniel Bortolotti
Calipo - professor
Patrícia Rocha de
Araujo Campos Vieira- Orientadora Pedagógica
Vera Lucia Luiz- professora
CEI Margarida
Maria Alves
Ementa:
Socialização
das experiências sobre a temática “diversidade étnica”. A gestão escolar
instigou a discussão nos diversos segmentos e espaços de estudos, o que levou o
grupo a perceber a importância de potencializar a formação para desestabilizar
conceitos, trazer questionamentos étnicos, fazer reflexões e sensibilizar a
todos sobre os efeitos negativos do racismo na construção da autoimagem da
criança.
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