segunda-feira, 18 de agosto de 2014

VII Mostra de Trabalhos
O currículo vivido: Compartilhando o cotidiano
Núcleo de Ação Educativa Descentralizado Sudoeste

A VII Mostra de Trabalhos da Educação Infantil do NAED Sudoeste em 2014 acontecerá em 23 de outubro, na FAC IV - Endereço: Av. Emília Stefanelli Ceregatti, 100 - Jd Morumbi - Campinas – SP

Programação: 
Manhã
8h30 – 9h – Recepção dos profissionais e Coffee Break
9h – 9h30 – Abertura
9h30 - 12h – Relatos de experiência

Tarde
13h30 – 14h – Recepção dos profissionais e Coffee Break
14h – 14h30 – Abertura
14h30 – 17h – Relatos de experiência



A VII MOSTRA DO NAED SUDOESTE, de caráter regional, assim como as já realizadas nos últimos seis anos, visa compartilhar experiências inovadoras e/ou bem-sucedidas no âmbito das unidades de educação infantil, protagonizadas pelos atores envolvidos no processo – professoras, monitoras, agentes de educação infantil, equipes gestoras e demais profissionais - possibilitando visualizar a identidade das escolas e dos sujeitos.

Este trabalho, realizado em um esforço conjunto entre os diferentes atores do processo educacional da região e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, vem reforçar o compromisso político do NAED SUDOESTE pela valorização dos trabalhos realizados pelos seus profissionais e pela construção de um projeto democrático e emancipatório de educação.

Nesta ação serão envolvidos todos os profissionais da Educação Infantil da região SUDOESTE, cerca de 1.100 pessoas entre professores, agentes de educação infantil, monitores, diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais, agentes de apoio operacional, cozinheiras e serventes.

A organização da Mostra, ação conjunta entre os profissionais da região, está sob a responsabilidade da equipe de Coordenação Pedagógica e Orientação Pedagógica do NAED Sudoeste e está sendo organizada a partir das temáticas centrais trabalhadas nos Encontros dos Professores em 2013:

ü AGI  Planejamento: a mediação do adulto no cotidiano do trabalho com as crianças”; (Anexo 1)
ü  AGII A gestão do trabalho pedagógico  (Anexo 2) e
ü  AGIII Múltiplas linguagens : conversa sobre letramento (anexo 3).


Assim, pretende-se divulgar e dialogar sobre os diferentes temas presentes nos projetos realizados no âmbito das unidades educacionais proporcionando reflexões e análises sobre ações coletivas, envolvendo monitores/agentes de educação infantil e professores, que as Unidades vêm desenvolvendo na elaboração e encaminhamento de suas propostas.

Além disso, por meio das sistematizações organizadas para a Mostra, publicizaremos essas ações, favorecendo o amplo conhecimento e debate entre os educadores.

A VII Mostra se organizará em doze salas, com mesa composta pelos profissionais das escolas da região que apresentarão relato de experiência e por um mediador. As comunicações serão apresentadas simultaneamente nas doze salas, com público médio de sessenta ouvintes e deverão ser apresentados nos dois períodos (manhã e tarde), pelos mesmos profissionais ou não. Caso seja necessário, serão efetuados pagamentos de dobras para professores e de horas-extra para agentes e monitores apresentadores de relato. Cada sala terá como foco temático um dos agrupamentos, com quatro relatos de experiência (sendo que cada relato poderá ter até dois apresentadores). Cada relato deverá ter, no máximo, 30 minutos e, ao final destes, o mediador fará suas observações, abrindo espaço para a participação dos presentes.

    As orientações para as inscrições dos participantes estarão disponíveis no blog naedsudoesteinfantil.blogspot.com a partir do dia 06/10.


Inscrição e seleção de trabalhos

Para a inscrição de trabalhos, o profissional deverá enviar um resumo de sua apresentação até 08/09, para naed.sudoeste.infantil@gmail.com indicando no assunto do e-mail “texto para a VII Mostra de Trabalhos – 2014”. Uma cópia impressa deve ser também protocolada no NAED Sudoeste, a fim de que possamos organizar as salas e assim proceder às inscrições dos profissionais.

O resumo deverá conter:
·        Título do trabalho centralizado; autores do trabalho abaixo à direita; Agrupamento e CEI de referência na sequência. Cada trabalho poderá ter até quatro autores. Após o nome do(s) autor(es), dar um espaço e apresentar o resumo.
·        Resumo escrito em parágrafo único, justificado, espaçamento simples e fonte Times, tamanho 12, não devendo ultrapassar vinte linhas e seguido das palavras-chave (de três a cinco palavras). O arquivo deverá ser salvo em documento do Word 97-2003.
·        Cada unidade educacional deverá inscrever no mínimo 01(um) trabalho por agrupamento e estes trabalhos passarão por processo de análise e seleção para que a composição de cada sala de relatos seja estruturada.

·        Os trabalhos, que serão organizados por agrupamento para apresentação, deverão seguir as orientações e bibliografia sugerida para cada agrupamento (em anexo).

·        Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 23/09 e o(s) profissionais responsáveis terão até o dia 03/10 para entregar o texto completo, através do e-mail naed.sudoeste.infantil@gmail.com. para posterior publicação dos anais em CD-Rom. As instruções para a escrita do texto completo constam no anexo 4 e serão enviadas em arquivo word para as UEs.


ANEXO 1

Texto orientador da mostra 2014 – AG I

Tema: “Planejamento: a mediação do adulto no cotidiano do trabalho com as crianças”

A partir das reflexões feitas com os professores em 2012 e 2013, que atuavam no AG. I, nas quais foram discutidos os temas: planejamento, organização dos espaços, bem como a mediação do adulto, este encontro será organizado com o tema “Planejamento: a mediação do adulto no cotidiano do trabalho com as crianças”.
Retomando as discussões realizadas, convidamos os educadores a compartilhar práticas pedagógicas atuais ou anteriores que contemplem a temática, trazendo também ao debate, a seguinte reflexão: em que medida os encontros gerais com professores do agrupamento I e as reuniões coletivas de TDC trouxeram contribuições a esse trabalho?


Bibliografia Recomendada

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC, 1978.
BECCHE, Egle (et al.). Idéias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

BONDIOLI, A; MANTOVANI, S. Manual de Educação Infantil de 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.
CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico/ Organização: Miriam Benedita de Castro Camargo/ Coordenação Pedagógica: Heliton Leite de Godoy – Campinas, SP, 2013
CORSINO, Patrícia (org). Educação infantil: Cotidiano e políticas – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.( Coleção educação contemporânea).
FARIA, Ana Lúcia O. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. (org.). Educação Infantil pós LDB. Rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 48 ed., 2003, p.67-100.

FREINET, Celéstin.  As técnicas Freinet na escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.
HOLM, Anna Marie. Baby-art. Os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de SP, 2007.
MAJEM, Tere; ODENA, Pepa. Descobrir brincando. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Planejamento na educação infantil: mais atividade, a criança em foco. Encontros e encantamentos na educação infantil. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002, p. 175-199.

SOUZA, Andressa Celis; WEISS, Vanilda. Aprendendo a ser professora de bebês. In: OSTETTO, L. E. (org.) Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 4. Ed. Campinas- SP: Papirus, 2010, p.33-48.


ANEXO 2

Texto orientador da mostra 2014 – AG II

Tema: “A gestão do trabalho pedagógico

Com o tema A gestão do trabalho pedagógico, em 2013 os professores que atuavam no AG II discutiram e refletiram a respeito dos seguintes desafios levantados: espaço físico – organização dos materiais, limpeza, possibilidades de atuação; as diversas resistências das pessoas em relação às mudanças nos espaços; diferentes conceitos pedagógicos existentes na mesma equipe; recursos materiais (quantidade e disponibilidade); diversos níveis de comprometimento no trabalho pedagógico; dificuldades e possibilidades ao lidarmos com conflitos; o trabalho com agrupamentos/o módulo adulto criança; a organização do trabalho da equipe a partir do respeito à criança.
Partindo deste tema os educadores que possuem experiência com esse agrupamento são convidados a apresentá-las nesse encontro e, no momento do debate, trazer a seguinte reflexão: em que medida os encontros gerais com professores dos diferentes agrupamentos e as reuniões coletivas de TDC trouxeram contribuições a esse trabalho?



Bibliografia Recomendada

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. As crianças, o brincar e o currículo na Educação
 Infantil in Pátio Educação Infantil. Ano IX, nº27, Abril/Junho 2011, p.36 - 38.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.


CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico/ Organização: Miriam Benedita de Castro Camargo/ Coordenação Pedagógica: Heliton Leite de Godoy – Campinas, SP, 2013

FORTUNATI, Aldo. Revista Pátio Educação Infantil. 30°edição – Ministério da Educação. FNDE – PNBE Periódicos 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MENEGOLLA & SANT’ANNA. Porque planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 11, ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p.11.

MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Planejamento na educação infantil: mais atividade, a criança em foco. Encontros e encantamentos na educação infantil. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
PRADO, Guilherme do Val Toledo, SOLIGO, Rosaura (orgs.). Porque escrever é fazer historia: revelações, subversões, superações.Campinas, SP: SP: Alínea, 2007.



ANEXO 3


Texto orientador da mostra 2014 – AG III

Tema: “Múltiplas linguagens : Conversa sobre letramento”

Com o tema Múltiplas linguagens: Conversa sobre letramento, os encontros com os professores tiveram como princípios:
·                  Propiciar um momento de troca, reflexão e ampliação de olhares, a partir das práticas pedagógicas dos professores de AG III da Região Sudoeste;
·                  Abordar a temática Letramento que está presente nos PP s e alimentar a discussão que se dá nos momentos de formação;
·                  Oportunizar aos professores monitores / agentes de educação infantil, equipe gestora e demais funcionários / uma conversa sobre letramento considerando o trabalho com múltiplas linguagens na Educação Infantil;
·                  Desvincular o letramento da perspectiva do preparatório para alfabetização;
·                  Compreender o letramento enquanto multiplicidade de linguagens e na lógica do mundo letrado.
A VII Mostra do NAED Sudoeste tem como objetivo partilhar as experiências sobre “Múltiplas linguagens – letramento”, que os educadores de AG III têm vivenciado junto às crianças, considerando os princípios supracitados.



Bibliografia  Recomendada

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC, 1978.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira, HORN, Maria da Graça. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

__________, Por Amor e Por Força: Rotinas na Educação Infantil, Porto Alegre, Artmed, 2006.

BENEKE; S. HARRIS, J. O Poder dos Projetos: novas estratégias e soluções
para a educação infantil. Porto alegre: Artmed, 2005.

BONDIOLI, A; MANTOVANI, S. Manual de Educação Infantil de 0 a 3 anos:
 uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.

BRITTO, Luiz Percival Leme in O mundo da escrita no universo da pequena infância. Ana Lucia Goulart de Faria e Suely Amaral Mello Campinas SP Autores Associados, 2005.

CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico/ Organização: Miriam Benedita de Castro Camargo/ Coordenação Pedagógica: Heliton Leite de Godoy – Campinas, SP, 2013

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FARIA. Dayane A. e KUHNEN. Simone de C. A Linguagem Escrita naEducaçãoInfantil. In OSTETTO E. Luciana. Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Ed Papirus, 2008.

FRABBONI, Franco. A Escola Infantil entre a cultura da Infância e a ciência pedagógica e didática. In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre. Artmed, 1998.

FREINET, Celéstin.  As técnicas Freinet na escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.

HERNÁNDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O Brincar e suas teorias. São Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2002.

KRAMER, Sônia. A Política do pré-escolar no Brasil: A arte do disfarce. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

MIMEO/2007. MELLO. Sueli A. Letramento (e não alfabetização) na educação infantil e formação do futuro leitor e produtor de textos.
PRADO, Guilherme do Val Toledo, SOLIGO, Rosaura(orgs). Porque escrever é fazer historia: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: SP: Alínea, 2007.

RUSSO, Danilo. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart (org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007, p. 67-93.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.



Anexo 4

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser enviados para o emal naed.sudoeste.infantil@gmail.com

FORMATAÇÃO DO TRABALHO:
·      Papel: Formato A4 (21 X 29,7cm);
·      Fonte Times New Roman, tamanho 12 para todo o texto. e tamanho 10 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé e legenda das ilustrações;
·      Margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior 2 cm;
·      Recuo de primeira linha do parágrafo: 1,25 cm (1 tab.), a partir da margem esquerda;
·      Alinhamento do texto: Justificado;
·      Espaço “Entrelinhas” do texto: 1,5 cm e do resumo e citações com mais de três linhas - 1,0 (simples)

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO
·      Os trabalhos devem ser originais e inéditos, escritos em função do evento, tendo em vista a possibilidade de uma publicação institucional, contendo de 5 a 12 laudas;
·      Titulo do trabalho centralizado (maiúsculas, letra times New Roman, tamanho 12), autor (es) do trabalho abaixo à direita, com espaçamento 1.5, com chamada pelo sobrenome, sendo que após o nome de cada autor, fazer referência a sua formação em nota de rodapé. Cada trabalho fará referência a até três autores e os demais surgirão em nota de rodapé através da expressão “et al”;
·      Abaixo do nome dos autores, deve surgir o CEMEI/EMEI de referência e/ ou a instituição à qual o autor se vincule;
·      Após esta apresentação inicial separado por um espaço simples, deve ser apresentado o resumo, escrito em parágrafo único, justificado, espaçamento simples e fonte tamanho 10, não devendo ultrapassar 12 linhas e seguido das palavras-chave (de três a cinco);
·      Na sequência, segue o texto, que pode ser escrito com subdivisões e apresentar o trabalho desenvolvido de forma fundamentada (referências bibliográficas). Deve ficar claro no texto o processo de trabalho relatado, assim como o público com o qual mesmo foi/está sendo desenvolvido e o mesmo deve ser finalizado com conclusão/considerações sobre o alcance/importância do trabalho, apresentando as análises realizadas.
·      Ao final do texto devem seguir as Referências Bibliográficas de acordo com as normas da ABNT, digitadas em espaçamento simples, com um espaçamento entre elas e com os destaques em itálico;
·      As Referências deverão ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em espaço simples e com um espaço entre as referências, em parágafo justificado, sem recuo e sem deslocamento das margens. No caso de referências com até três autores, todos serão citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, deve-se citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.
·      Cada trabalho pode apresentar até duas ilustrações/fotos sobre o seu desenvolvimento, sendo que situações excepcionais deverão ser discutidas;
·      Os termos de autorização para publicação, tanto de texto, como de imagem, deve ser entregue junto com o texto produzido.

Exemplo da organização do texto:

O TRABALHO COM GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GARCIA, Valéria Aroeira[1]
NASCIMENTO, Marcos Antonio[2]
SANCHEZ, Débora Barbosa da Silva[3]
et al[4]
CEMEI Maria do Nascimento Antunes

RESUMO. Apresenta os pontos relevantes do trabalho desenvolvido, fornecendo uma visão rápida e clara do desenvolvimento das ações, bem como da avaliação mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: palavras que façam referência ao estudo/prática apresentada, separadas por ponto e vírgula.


CITAÇÕES
As citações devem subordinar-se à forma (Autor, data e página), sendo que quando estiver dentro ou fora dos parênteses, o autor fica com apenas a letra inicial maiúscula.
As citações diretas de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas e sem itálico. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Exemplo: “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (Severino, 2000, p. 106).
Citação com mais de Três Linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda com letra tamanho 10, sem aspas, sem itálico e com espaçamento simples. Exemplo:

É preciso que desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir conhecimento, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. (Freire, 2005, p. 23)

Alguns exemplos de referências bibliográficas:

Documento:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Livro:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia da Alfabetização. Da oralidade à escrita. São Paulo: Cortez, 2001.

Capítulo de Livro:
FREIRE, Madalena. O sentido dramático do ensinar e do aprender. In: FREIRE, Madalena et all. Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. São Paulo: Espaço Pedagógico,1997.

Revista:
ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil. Revista Ibero-americana de Educación. Organização dos Estados Americanos, Janeiro-Abril, p. 29-35, 2009.
SOUZA, Solange Jobim. A criança na Idade Mídia: desafios para a formação do educador. Revista Nós da Escola, ano 1, n° 6, 2002.

Vídeo:
ROCHA, Glauber. Terra em transe. [Filme] Produção de Mapa Produções Cinematográficas. Direção de Gláuber Rocha. Rio de Janeiro, Cópia da Cinemateca Brasileira, 1967. 1 filme (105 min), 35 mm, p&b.

CAPOVILLA, F. C.; GUIDI, M. A. A. Recursos de hardware para análise experimental do comportamento humano. [Filme-vídeo]. Produção de Fernando César Capovilla, direção de Mário Arturo Guidi. São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1990. 1 cassete VHS / NTSC, 22 min. color. son.

Site:
RIBES, Rita. O que se cria. O que se copia. Disponível em:
www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001.epc/pgm1.htm Acesso em agosto de 2006.

MARANGON, Cristiane. Entrevista com José Pacheco. É possível fazer uma escola diferente. Disponível em: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/171_abr04/html/falamestre. Acesso em agosto de 2011.









MODELOS DOS TERMOS DE AUTORIZAÇÃO
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

Eu, XXXXXXXXXXXXXXX, nacionalidade XXXXXXXXXXXXXX, estado civil XXXXXXXXXXXXXXX, portadora da cédula de identidade, RG nºXXXXXXXXXXXX, residente na Rua/Av XXXXXXXXXXXXXX, nº XXX – Bairro XXXXXXXXXXXX, Cidade XXXXXXXXXXXXXX, Estado XXXXX.
Autorizo para fins de publicação, a cessão do texto redigido para ser apresentado na V mostra de Educação Infantil-Naed Sudoeste, realizada em novembro de 2012.
A presente autorização é concedida à Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP a titulo gratuito podendo inclusive inseri-la  em materiais para toda e qualquer finalidade pedagógica, jornalística, didático e outros que venham a existir no futuro, para veiculação/distribuição em território nacional e internacional por prazo indeterminado.
Por ser expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso descrito sem que nada haja a ser declarado a titulo de direitos conexos ao texto autorizado, ou a qualquer outro, e assino o presente em uma única via.
Campinas, XX de Outubro de 2012

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Obs.: Cada autor deve providenciar  a sua autorização para publicação.

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Eu, XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, nacionalidade XXXXXXXX, Estado civil XXXXXXXX, portador (a) da cédula de identidade RG nº XXXXXXXXXXXXXX, residente na Rua/Av. XXXXXXXXXXXXXXX, nº XXXX, no Bairro XXXXXXXXXXXXX, na Cidade de XXXXXXXXX, Estado de XXXX,
AUTORIZO para fins de publicação, em respeito à LEI nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998, o uso da imagem/fotografia do (a) meu (minha) filho (filha) XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, na publicação dos textos referentes à IV Mostra de Trabalhos do NAED Sudoeste, sob a responsabilidade da equipe educativa do NAED Sudoeste da Secretaria Municipal de Educação de Campinas – SP.
A presente autorização, abrangendo o uso da imagem do meu (minha) filho (filha) na foto/imagem acima mencionada, é concedida à Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP a título gratuito podendo inclusive inseri-la em materiais para toda e qualquer finalidade pedagógica, jornalística, didática e outros que venham a existir no futuro, para veiculação/distribuição em território nacional e internacional por prazo indeterminado.
Por ser expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso descrito sem que nada haja a ser declarado a titulo de direitos conexos à imagem ora autorizada, ou a qualquer outro, e assino o presente em uma única via.

Campinas, XX de Outubro de 2012.                            

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Eu, XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, nacionalidade XXXXXXXX, Estado civil XXXXXXXX, portador (a) da cédula de identidade RG nº XXXXXXXXXXXXXX, residente na Rua/Av. XXXXXXXXXXXXXXX, nº XXXX, no Bairro XXXXXXXXXXXXX, na Cidade de XXXXXXXXX, Estado de XXXX,
AUTORIZO para fins de publicação, em respeito à LEI nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998, o uso da imagem/fotografia do arquivo pessoal e/ou da unidade educacional XXXXXXXXXXXXXXXXXXX na publicação dos textos referentes à IV Mostra de Trabalhos do NAED Sudoeste, sob a responsabilidade da equipe educativa do NAED Sudoeste da Secretaria Municipal de Educação de Campinas – SP.
A presente autorização, abrangendo o uso da imagem do meu (minha) filho (filha) na foto/imagem acima mencionada, é concedida à Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP a título gratuito podendo inclusive inseri-la em materiais para toda e qualquer finalidade pedagógica, jornalística, didática e outros que venham a existir no futuro, para veiculação/distribuição em território nacional e internacional por prazo indeterminado.
Por ser expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso descrito sem que nada haja a ser declarado a titulo de direitos conexos à imagem ora autorizada, ou a qualquer outro, e assino o presente em uma única via.

Campinas, XX de Outubro de 2012.                            

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Obs.: Cada imagem do arquivo deverá ter uma cessão de publicação.






[1] Pedagoga e Doutora em Educação pela UNICAMP.
[2]Formado em Sociologia pela UNICAMP, com mestrado em educação pela UNINOVE.
[3]Pedagoga e Mestre em Educação pela UNESP.
[4] NEVES, Patrícia (Professora formada em Pedagogia pela UNICAMP); GOMES, Janete Giroto (Monitor/agente de educação infantil, formada em Pedagogia pela UNIP

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