VII Mostra de Trabalhos
O currículo vivido: Compartilhando
o cotidiano
Núcleo
de Ação Educativa Descentralizado Sudoeste
A VII Mostra de Trabalhos
da Educação Infantil do NAED Sudoeste em 2014 acontecerá em 23 de outubro, na
FAC IV - Endereço: Av. Emília Stefanelli
Ceregatti, 100 - Jd Morumbi - Campinas – SP.
Programação:
Manhã
8h30
– 9h – Recepção dos profissionais e Coffee Break
9h
– 9h30 – Abertura
9h30
- 12h – Relatos de experiência
Tarde
13h30
– 14h – Recepção dos profissionais e Coffee
Break
14h
– 14h30 – Abertura
14h30 – 17h – Relatos de experiência
A VII MOSTRA DO
NAED SUDOESTE, de caráter regional, assim como as já realizadas nos últimos
seis anos, visa compartilhar
experiências inovadoras e/ou bem-sucedidas no âmbito das unidades de educação
infantil, protagonizadas pelos atores envolvidos no processo – professoras,
monitoras, agentes de educação infantil, equipes gestoras e demais
profissionais - possibilitando visualizar a identidade das escolas e dos
sujeitos.
Este trabalho, realizado em
um esforço conjunto entre os diferentes atores do processo educacional da
região e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, vem reforçar o compromisso político do NAED SUDOESTE
pela valorização dos trabalhos realizados pelos seus profissionais e pela
construção de um projeto democrático e emancipatório de educação.
Nesta ação serão envolvidos todos os
profissionais da Educação Infantil da região SUDOESTE, cerca de 1.100 pessoas
entre professores, agentes de educação infantil, monitores, diretores,
vice-diretores, orientadores pedagógicos, coordenadores pedagógicos,
supervisores educacionais, agentes de apoio operacional, cozinheiras e
serventes.
A organização da Mostra, ação
conjunta entre os profissionais da região, está sob a responsabilidade da
equipe de Coordenação Pedagógica e Orientação Pedagógica do NAED Sudoeste e está sendo organizada a partir das temáticas centrais
trabalhadas nos Encontros dos Professores em 2013:
ü AGI Planejamento: a mediação do adulto no cotidiano do trabalho
com as crianças”; (Anexo 1)
ü AGII A gestão do trabalho pedagógico (Anexo 2) e
ü AGIII Múltiplas linguagens : conversa sobre letramento (anexo 3).
Assim,
pretende-se divulgar e dialogar sobre os diferentes temas presentes nos
projetos realizados no âmbito das unidades educacionais proporcionando
reflexões e análises sobre ações coletivas, envolvendo monitores/agentes de
educação infantil e professores, que as Unidades vêm desenvolvendo na
elaboração e encaminhamento de suas propostas.
Além disso, por meio das sistematizações organizadas
para a Mostra, publicizaremos essas ações, favorecendo o amplo conhecimento e
debate entre os educadores.
A VII Mostra se organizará em
doze salas, com mesa composta pelos profissionais das escolas da região que apresentarão
relato de experiência e por um mediador. As comunicações serão apresentadas
simultaneamente nas doze salas, com público médio de sessenta ouvintes e deverão ser
apresentados nos dois períodos (manhã e tarde), pelos
mesmos profissionais ou não. Caso seja
necessário, serão efetuados pagamentos de dobras para professores e de
horas-extra para agentes e monitores apresentadores de relato. Cada sala terá como foco temático um dos
agrupamentos, com quatro relatos de experiência (sendo que cada relato poderá
ter até dois apresentadores). Cada relato deverá ter, no máximo, 30 minutos
e, ao final destes, o mediador fará suas observações, abrindo espaço para a
participação dos presentes.
As orientações para as inscrições dos
participantes estarão disponíveis no blog naedsudoesteinfantil.blogspot.com a partir do dia 06/10.
Inscrição e seleção de trabalhos
Para a inscrição de
trabalhos, o profissional deverá enviar um resumo de sua apresentação até 08/09, para naed.sudoeste.infantil@gmail.com indicando no assunto do e-mail “texto para a VII Mostra de Trabalhos –
2014”. Uma cópia impressa deve ser também protocolada no NAED Sudoeste, a fim
de que possamos organizar as salas e assim proceder às inscrições dos
profissionais.
O resumo deverá conter:
·
Título do trabalho centralizado;
autores do trabalho abaixo à direita; Agrupamento e CEI de referência na
sequência. Cada trabalho poderá ter até quatro autores. Após o nome do(s)
autor(es), dar um espaço e apresentar o resumo.
·
Resumo escrito em parágrafo único,
justificado, espaçamento simples e fonte Times, tamanho 12, não devendo
ultrapassar vinte linhas e seguido das palavras-chave (de três a cinco
palavras). O arquivo deverá ser salvo em documento do Word 97-2003.
·
Cada unidade
educacional deverá inscrever no mínimo 01(um) trabalho por agrupamento e estes
trabalhos passarão por processo de análise e seleção para que a composição de
cada sala de relatos seja estruturada.
·
Os trabalhos,
que serão organizados por agrupamento para apresentação, deverão seguir as
orientações e bibliografia sugerida para cada agrupamento (em anexo).
·
Os trabalhos
selecionados serão divulgados no dia 23/09 e o(s) profissionais responsáveis
terão até o dia 03/10 para entregar o texto completo, através do e-mail naed.sudoeste.infantil@gmail.com. para posterior publicação
dos anais em CD-Rom. As instruções para a escrita do texto completo constam no
anexo 4 e serão enviadas em arquivo word para as UEs.
ANEXO 1
Texto orientador da mostra 2014 – AG I
Tema:
“Planejamento: a mediação do adulto no cotidiano do trabalho com as crianças”
A partir das reflexões
feitas com os professores em 2012 e 2013, que atuavam no AG. I, nas quais foram
discutidos os temas: planejamento, organização dos espaços, bem como a mediação
do adulto, este encontro será organizado com o tema “Planejamento: a mediação do adulto no cotidiano do trabalho com as
crianças”.
Retomando as discussões
realizadas, convidamos os educadores a compartilhar práticas pedagógicas atuais
ou anteriores que contemplem a temática, trazendo também ao debate, a seguinte
reflexão: em que medida os encontros gerais com professores do agrupamento I e
as reuniões coletivas de TDC trouxeram contribuições a esse trabalho?
Bibliografia
Recomendada
ARIES, Philippe. História
Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC, 1978.
BECCHE, Egle (et al.). Idéias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas,
SP: Autores Associados, 2012.
BONDIOLI,
A; MANTOVANI, S. Manual de Educação
Infantil de 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed,
1998.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Básica. Parâmetros básicos
de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC,
SEB, 2006.
CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um
processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas,
Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico/ Organização: Miriam
Benedita de Castro Camargo/ Coordenação Pedagógica: Heliton Leite de Godoy –
Campinas, SP, 2013
CORSINO, Patrícia (org). Educação infantil: Cotidiano e políticas – Campinas,
SP: Autores Associados, 2012.( Coleção educação contemporânea).
FARIA, Ana Lúcia O. O espaço físico como um
dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA,
A. L. G.; PALHARES, M. (org.). Educação
Infantil pós LDB. Rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 48 ed.,
2003, p.67-100.
FREINET,
Celéstin. As técnicas Freinet na escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.
HOLM, Anna Marie. Baby-art. Os primeiros passos com a arte. São
Paulo: Museu de Arte Moderna de SP, 2007.
MAJEM, Tere; ODENA, Pepa. Descobrir brincando. Campinas, SP:
Autores Associados, 2010.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.).
Planejamento na educação infantil: mais atividade, a criança em foco. Encontros e encantamentos na educação
infantil. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002, p. 175-199.
SOUZA, Andressa Celis; WEISS, Vanilda.
Aprendendo a ser professora de bebês. In: OSTETTO, L. E. (org.) Educação infantil: saberes e fazeres da
formação de professores. 4. Ed. Campinas- SP: Papirus,
2010, p.33-48.
ANEXO 2
Texto orientador da mostra 2014 – AG II
Tema: “A gestão do trabalho pedagógico”
Com o
tema A
gestão do trabalho pedagógico,
em 2013 os professores que atuavam no AG II discutiram e refletiram a respeito
dos seguintes desafios levantados: espaço físico –
organização dos materiais, limpeza, possibilidades de atuação; as diversas
resistências das pessoas em relação às mudanças nos espaços; diferentes
conceitos pedagógicos existentes na mesma equipe; recursos materiais
(quantidade e disponibilidade); diversos níveis de comprometimento no trabalho
pedagógico; dificuldades e possibilidades ao lidarmos com conflitos; o trabalho
com agrupamentos/o módulo adulto criança; a organização do trabalho da equipe a
partir do respeito à criança.
Partindo deste tema os
educadores que possuem experiência com esse agrupamento são convidados a
apresentá-las nesse encontro e, no momento do debate, trazer a seguinte
reflexão: em que medida os encontros gerais com professores dos diferentes
agrupamentos e as reuniões coletivas de TDC trouxeram contribuições a esse
trabalho?
Bibliografia
Recomendada
BARBOSA,
Maria Carmen Silveira. As crianças, o brincar e o currículo na Educação
Infantil in Pátio Educação Infantil.
Ano IX, nº27, Abril/Junho 2011, p.36 - 38.
BRASIL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação
infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.
CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Básica
para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação:
Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação,
Departamento Pedagógico/ Organização: Miriam Benedita de Castro Camargo/
Coordenação Pedagógica: Heliton Leite de Godoy – Campinas, SP, 2013
FORTUNATI,
Aldo. Revista Pátio Educação Infantil. 30°edição – Ministério da Educação. FNDE – PNBE Periódicos
2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,
1996.
MENEGOLLA & SANT’ANNA. Porque
planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 11, ed., Petrópolis, RJ:
Vozes, 2001, p.11.
MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel
do brincar na educação infantil. Tradução Maria Adriana Veronese. Porto
Alegre: Artmed, 2002.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.).
Planejamento na educação infantil: mais atividade, a criança em foco. Encontros e encantamentos na educação
infantil. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
PRADO,
Guilherme do Val Toledo, SOLIGO, Rosaura (orgs.). Porque escrever é fazer
historia: revelações,
subversões, superações.Campinas, SP: SP: Alínea, 2007.
ANEXO 3
Texto orientador da mostra 2014 – AG III
Tema:
“Múltiplas linguagens : Conversa sobre letramento”
Com o tema Múltiplas linguagens:
Conversa sobre letramento, os encontros com os professores tiveram como
princípios:
·
Propiciar um momento de
troca, reflexão e ampliação de olhares, a partir das práticas pedagógicas dos
professores de AG III da Região Sudoeste;
·
Abordar a temática
Letramento que está presente nos PP s e alimentar a discussão que se dá nos
momentos de formação;
·
Oportunizar aos
professores monitores / agentes de educação infantil,
equipe gestora e demais funcionários / uma conversa sobre
letramento considerando o trabalho com múltiplas linguagens na Educação
Infantil;
·
Desvincular o letramento
da perspectiva do preparatório para alfabetização;
·
Compreender o letramento
enquanto multiplicidade de linguagens e na lógica do mundo letrado.
A VII Mostra do NAED Sudoeste tem como objetivo partilhar as experiências
sobre “Múltiplas linguagens – letramento”, que os educadores de AG III têm
vivenciado junto às crianças, considerando os princípios supracitados.
Bibliografia Recomendada
ARIES,
Philippe. História Social da
Criança e da Família. Rio de Janeiro. LTC, 1978.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira, HORN, Maria da Graça. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil.
Porto Alegre: Artmed, 2008.
__________, Por
Amor e Por Força: Rotinas na Educação Infantil, Porto Alegre, Artmed, 2006.
BENEKE; S. HARRIS, J. O Poder dos Projetos: novas estratégias e soluções
para
a educação infantil. Porto
alegre: Artmed, 2005.
BONDIOLI, A;
MANTOVANI, S. Manual de Educação
Infantil de 0 a 3 anos:
uma
abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil.
Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação
infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.
BRITTO, Luiz
Percival Leme in O mundo da escrita no universo da pequena infância. Ana
Lucia Goulart de Faria e Suely Amaral Mello Campinas SP Autores Associados,
2005.
CAMPINAS, Diretrizes Curriculares da Educação Básica
para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação:
Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação,
Departamento Pedagógico/ Organização: Miriam Benedita de Castro Camargo/
Coordenação Pedagógica: Heliton Leite de Godoy – Campinas, SP, 2013
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella;
FORMAN, George. As cem linguagens da criança.
A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância.
Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FARIA. Dayane A. e
KUHNEN. Simone de C. A Linguagem Escrita naEducaçãoInfantil. In OSTETTO
E. Luciana. Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores.
Campinas, SP: Ed Papirus, 2008.
FRABBONI, Franco. A
Escola Infantil entre a cultura da Infância e a ciência pedagógica e didática.
In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre. Artmed,
1998.
FREINET,
Celéstin. As técnicas Freinet na escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.
HERNÁNDEZ, Fernando. A
organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed,
1998.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O Brincar e suas teorias. São Paulo. Pioneira Thomson Learning,
2002.
KRAMER, Sônia. A
Política do pré-escolar no Brasil: A arte do disfarce. 7ª
edição. São Paulo: Cortez, 2003.
MIMEO/2007. MELLO. Sueli A. Letramento
(e não alfabetização) na educação infantil e formação do futuro leitor e
produtor de textos.
PRADO,
Guilherme do Val Toledo, SOLIGO, Rosaura(orgs). Porque escrever é fazer
historia: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: SP: Alínea,
2007.
RUSSO, Danilo. De como
ser professor sem dar aulas na escola da infância. In: FARIA, Ana Lúcia
Goulart (org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e
saberes. São Paulo: Cortez, 2007, p. 67-93.
SOLÉ,
Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Anexo 4
ORIENTAÇÕES
GERAIS PARA A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser enviados para o
emal naed.sudoeste.infantil@gmail.com
FORMATAÇÃO
DO TRABALHO:
·
Papel: Formato A4 (21 X 29,7cm);
·
Fonte Times New Roman, tamanho 12 para
todo o texto. e tamanho 10 para citações com mais de três linhas, notas de
rodapé e legenda das ilustrações;
·
Margem esquerda e superior de 3 cm;
direita e inferior 2 cm;
·
Recuo de primeira linha do parágrafo:
1,25 cm (1 tab.), a partir da margem esquerda;
·
Alinhamento do texto: Justificado;
·
Espaço “Entrelinhas” do texto: 1,5 cm e
do resumo e citações com mais de três linhas - 1,0 (simples)
ORGANIZAÇÃO DO TEXTO
·
Os
trabalhos devem ser originais e inéditos, escritos em função do evento, tendo
em vista a possibilidade de uma publicação institucional, contendo de 5 a 12 laudas;
·
Titulo do
trabalho centralizado (maiúsculas, letra times New Roman, tamanho 12), autor
(es) do trabalho abaixo à direita, com espaçamento 1.5, com chamada pelo
sobrenome, sendo que após o nome de cada autor, fazer referência a sua formação
em nota de rodapé. Cada trabalho fará referência a até três autores e os demais
surgirão em nota de rodapé através da expressão “et al”;
·
Abaixo do
nome dos autores, deve surgir o CEMEI/EMEI de referência e/ ou a instituição à
qual o autor se vincule;
·
Após esta
apresentação inicial separado por um espaço simples, deve ser apresentado o
resumo, escrito em parágrafo único, justificado, espaçamento simples e fonte
tamanho 10, não devendo ultrapassar 12 linhas e seguido das palavras-chave (de
três a cinco);
·
Na
sequência, segue o texto, que pode ser escrito com subdivisões e apresentar o
trabalho desenvolvido de forma fundamentada (referências bibliográficas). Deve
ficar claro no texto o processo de trabalho relatado, assim como o público com
o qual mesmo foi/está sendo desenvolvido e o mesmo deve ser finalizado com
conclusão/considerações sobre o alcance/importância do trabalho, apresentando
as análises realizadas.
·
Ao final do
texto devem seguir as Referências Bibliográficas de acordo com as normas da ABNT,
digitadas em espaçamento simples, com um espaçamento entre elas e com os
destaques em itálico;
· As Referências deverão ser ordenadas
alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em espaço simples e com um
espaço entre as referências, em parágafo justificado, sem recuo e sem
deslocamento das margens. No caso de referências com até três autores, todos
serão citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três
autores, deve-se citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.
·
Cada
trabalho pode apresentar até duas ilustrações/fotos sobre o seu
desenvolvimento, sendo que situações excepcionais deverão ser discutidas;
·
Os termos
de autorização para publicação, tanto de texto, como de imagem, deve ser
entregue junto com o texto produzido.
Exemplo da organização do texto:
O
TRABALHO COM GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GARCIA, Valéria Aroeira[1]
NASCIMENTO, Marcos
Antonio[2]
SANCHEZ, Débora Barbosa
da Silva[3]
et al[4]
CEMEI Maria do
Nascimento Antunes
RESUMO.
Apresenta os pontos relevantes do trabalho desenvolvido, fornecendo uma visão
rápida e clara do desenvolvimento das ações, bem como da avaliação mesmo.
PALAVRAS-CHAVE:
palavras que façam referência ao estudo/prática apresentada, separadas por
ponto e vírgula.
CITAÇÕES
As
citações devem subordinar-se à forma (Autor, data e página), sendo que quando
estiver dentro ou fora dos parênteses, o autor fica com apenas a letra inicial
maiúscula.
As citações diretas de até três linhas devem estar contidas entre aspas
duplas e sem itálico. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no
interior da citação.
Exemplo:
“As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a
leitura da documentação e que se revelaram úteis para corroborar as ideias
desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (Severino, 2000, p.
106).
Citação
com mais de Três Linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm
da margem esquerda com letra tamanho 10, sem aspas, sem itálico e com
espaçamento simples. Exemplo:
É preciso
que desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora
diferentes entre si, quem forma se forma e reforma ao formar e quem é formado
forma-se e forma ao ser formado. É nesse sentido que ensinar não é transferir
conhecimento, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá
forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. (Freire, 2005, p. 23)
Alguns
exemplos de referências bibliográficas:
Documento:
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF,
1998.
Livro:
FRANCHI, Eglê. Pedagogia da Alfabetização. Da oralidade à escrita. São Paulo:
Cortez, 2001.
Capítulo de Livro:
FREIRE,
Madalena. O sentido dramático do ensinar e do aprender. In: FREIRE, Madalena et all. Avaliação
e planejamento: a prática
educativa em questão. São Paulo:
Espaço Pedagógico,1997.
Revista:
ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pedagogia e a educação
infantil. Revista Ibero-americana de
Educación. Organização dos Estados Americanos, Janeiro-Abril, p. 29-35,
2009.
SOUZA,
Solange Jobim. A criança na Idade
Mídia: desafios para a formação do educador. Revista Nós da Escola, ano 1, n° 6, 2002.
Vídeo:
ROCHA,
Glauber. Terra em transe. [Filme]
Produção de Mapa Produções Cinematográficas. Direção de Gláuber Rocha. Rio de
Janeiro, Cópia da Cinemateca Brasileira, 1967. 1 filme (105 min), 35 mm,
p&b.
CAPOVILLA,
F. C.; GUIDI, M. A. A. Recursos de hardware para análise experimental do
comportamento humano. [Filme-vídeo].
Produção de Fernando César Capovilla, direção de
Mário Arturo Guidi. São Paulo, Instituto de
Psicologia da Universidade de São Paulo, 1990. 1 cassete VHS / NTSC, 22 min. color. son.
Site:
RIBES,
Rita. O que se cria. O que se
copia. Disponível em:
www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2001.epc/pgm1.htm
Acesso em agosto de 2006.
MARANGON, Cristiane. Entrevista com
José Pacheco. É possível fazer uma escola diferente. Disponível em: http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/171_abr04/html/falamestre.
Acesso em agosto de 2011.
MODELOS
DOS TERMOS DE AUTORIZAÇÃO
TERMO
DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
Eu,
XXXXXXXXXXXXXXX, nacionalidade XXXXXXXXXXXXXX, estado civil XXXXXXXXXXXXXXX,
portadora da cédula de identidade, RG nºXXXXXXXXXXXX, residente na Rua/Av
XXXXXXXXXXXXXX, nº XXX – Bairro XXXXXXXXXXXX, Cidade XXXXXXXXXXXXXX, Estado XXXXX.
Autorizo
para fins de publicação, a cessão do texto redigido para ser apresentado na V
mostra de Educação Infantil-Naed Sudoeste, realizada em novembro de 2012.
A
presente autorização é concedida à Secretaria Municipal de Educação de
Campinas-SP a titulo gratuito podendo inclusive inseri-la em materiais para toda e qualquer finalidade
pedagógica, jornalística, didático e outros que venham a existir no futuro,
para veiculação/distribuição em território nacional e internacional por prazo
indeterminado.
Por ser
expressão da minha vontade, declaro que autorizo o uso descrito sem que nada
haja a ser declarado a titulo de direitos conexos ao texto autorizado, ou a
qualquer outro, e assino o presente em uma única via.
Campinas,
XX de Outubro de 2012
Nome por extenso
Assinatura
Telefone/e-mail para contato
Obs.:
Cada autor deve providenciar a sua
autorização para publicação.
TERMO
DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE IMAGEM
Eu,
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, nacionalidade XXXXXXXX, Estado civil XXXXXXXX,
portador (a) da cédula de identidade RG nº XXXXXXXXXXXXXX, residente na Rua/Av.
XXXXXXXXXXXXXXX, nº XXXX, no Bairro XXXXXXXXXXXXX, na Cidade de XXXXXXXXX,
Estado de XXXX,
AUTORIZO para fins
de publicação, em respeito à LEI nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998, o uso da
imagem/fotografia do (a) meu (minha) filho (filha) XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, na
publicação dos textos referentes à IV Mostra de Trabalhos do NAED Sudoeste, sob
a responsabilidade da equipe educativa do NAED Sudoeste da Secretaria Municipal
de Educação de Campinas – SP.
A
presente autorização, abrangendo o uso da imagem do meu (minha) filho (filha)
na foto/imagem acima mencionada, é concedida à Secretaria Municipal de Educação
de Campinas-SP a título gratuito podendo inclusive inseri-la em materiais para
toda e qualquer finalidade pedagógica, jornalística, didática e outros que
venham a existir no futuro, para
veiculação/distribuição em território nacional e internacional por prazo
indeterminado.
Por ser expressão da minha vontade,
declaro que autorizo o uso descrito sem que nada haja a ser declarado a titulo
de direitos conexos à imagem ora autorizada, ou a qualquer outro, e assino o
presente em uma única via.
Campinas, XX de Outubro de
2012.
Nome por extenso
Assinatura
Telefone/e-mail para contato
Obs.: Cada pessoa que tiver sua imagem no arquivo deverá ter
uma cessão de publicação
TERMO
DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE IMAGEM/ARQUIVO
Eu, XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX,
nacionalidade XXXXXXXX, Estado civil XXXXXXXX, portador (a) da cédula de
identidade RG nº XXXXXXXXXXXXXX, residente na Rua/Av. XXXXXXXXXXXXXXX, nº XXXX,
no Bairro XXXXXXXXXXXXX, na Cidade de XXXXXXXXX, Estado de XXXX,
AUTORIZO
para fins de publicação, em
respeito à LEI nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998, o uso da imagem/fotografia
do arquivo pessoal e/ou da unidade educacional XXXXXXXXXXXXXXXXXXX na
publicação dos textos referentes à IV Mostra de Trabalhos do NAED Sudoeste, sob
a responsabilidade da equipe educativa do NAED Sudoeste da Secretaria Municipal
de Educação de Campinas – SP.
A presente autorização, abrangendo o
uso da imagem do meu (minha) filho (filha) na foto/imagem acima mencionada, é
concedida à Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP a título gratuito
podendo inclusive inseri-la em materiais para toda e qualquer finalidade
pedagógica, jornalística, didática e outros que venham a existir no futuro,
para veiculação/distribuição em território nacional e internacional por prazo
indeterminado.
Por ser expressão da minha vontade,
declaro que autorizo o uso descrito sem que nada haja a ser declarado a titulo
de direitos conexos à imagem ora autorizada, ou a qualquer outro, e assino o
presente em uma única via.
Campinas, XX de Outubro de
2012.
Nome por extenso
Assinatura
Telefone/e-mail para contato
Obs.: Cada imagem do arquivo deverá ter uma cessão de
publicação.
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